Dúvidas

Quanto tempo demora para instalar uma prótese sobre implante?

Todos os tratamentos tem um planejamento individualizado, conforme o caso. Esta escolha do tempo não depende exclusivamente da habilidade do cirigião-dentista, mas sim das características clínicas que se apresentam por parte do paciente. Por exemplo, a dureza do osso muda conforme o local da arcada, a força da mastigação sobre o implante e coroa também mudam conforme o local do dente, se mais anterior ou posterior, em muitos casos isso faz com que necessite de um intervalo maior para o implante poder receber a carga de esforço que ele terá na função mastigatória.

 

Hoje temos recursos, que conforme o caso e local da arcada, o paciente já sai no mesmo dia ou na mesma semana do implante com os dentes instalados, com a estética reestabelecida. O que muda é que estes dentes imediatos, precisam ser de um material mais leve e delicado, como o acrílico. Posteriormente substitui-se apenas a parte prótese por material cerâmico (porcelana), trocando apenas os dentes, pois o pino de implante já está cicatrizado. 

Qual a melhor alternativa para trocar a dentadura por implantes?

O paciente que faz uso de dentadura (prótese total) tem apenas 25% da capacidade de mastigação em comparação ao paciente que tem dentes naturais, isso quando a prótese está em bom estado de adaptação e sem desgastes. Com certeza o Protocolo sobre implante é a melhor alternativa para receber de volta a função mastigatória e estética com qualidade.

 

A prótese Protocolo é um tipo de prótese fixada aos implantes que cobre toda a arcada, como se fosse uma "ponte fixa", deixando o palato (céu da boca) livre, sem cobertura, devolvendo ao paciente a percepção da temperatura e o sabor dos alimentos.

 

Primeiro é realizada a cirurgia onde se faz a instalação de alguns implantes no osso da mandíbula ou maxila, distribuídos estrategicamente, os quais irão fazer a função de pilares de suporte da prótese Protocolo. Durante a excecução da prótese, adaptamos a antiga dentadura para o paciente não ficar sem dentes durante o processo. 

 

A prótese apresenta locais que se encaixam nos pinos de implante, possibilitando a fixação na instalação da mesma, como também a manutenção do sistema, como por exemplo futuros apertos para manter a estabilidade e qualidade da mastigação.

 

Nos casos de prótese Protocolo em material de acrílico, a entrega é mais rápida, sempre levando em conta a qualidade e o local do osso que está suportando a prótese para determinar este tempo, levando apenas dias para a conclusão. Já nos casos que estão selecionados para usar dentes em material cerâmico (estilo porcelana), o intervalo de conclusão é maior porque este material gera uma força maior na mastigação que é transmitida ao implante e osso de suporte, como se fosse mais "pesado", por isso o implante tem que estar num nível de cicatrização mais avançado para receber a carga da prótese.

Tratamento de Canal

As três perguntas mais frequêntes neste tratamento são:

Se o tratamento vai doer; se o tratamento deixa o dente fraco e quanto tempo vai levar para concluir?

 

  • Em relação a dor, o mais provável é que o tratamento traga o alívio dela. Porém para qualquer tratamento realizado existe um pós-operatório que acompanhamos e damos o devido suporte, então consideramos que os tratamentos modernos oferecem um grande conforto em comparação aos que eram realizados antigamente;

 

  • Sobre o dente ficar mais fraco... sempre explicamos aos nossos pacientes, que para o dentista o dente tratado não é considerado enfraquecido, pois não há grande mudança da parte mineral (não perde "cálcio"), a perda de estrutura está mais relacionada com a parte inorgânica, portanto consideramos que o dente fica mais "friável" e não fraco, que em comparação a dentes íntegros, apresentam uma maior fragilidade em relação a tendência à fratura.

 

  • E por fim, o tempo de tratamento é decidido pelo profissional de uma maneira individual, casos infeccionados ou com mais variações anatômicas (número e complexidade do formato das raízes), podem sim necessitar de mais consultas.

Tem idade mínima ou máxima para fazer implante dentário?

Em relação a idade mínima para realizarmos uma cirurgia de implante dentário, o ideal seria que o paciente já tenha completado a troca dos dentes e esteja com os dentes permanentes em boca. Outro fator importante é a fase de crescimento corporal concluída, com as devidas proporções ósseas estabelecidas.

 

Já em relação a idade máxima, é muito mais uma questão de estado de saúde geral do que da idade em si. Pacientes que apresentam boa saúde ou que mesmo façam tratamentos com uso de medicamento de uso contínuo estão aptos a receberem o implante dentário. Para essa confirmação precisamos ter contato com o paciente para realizarmos uma consulta clínica adequada e personalizarmos o atendimento conforme as questões de cada um.

Sobre Faceta e Resina Composta

A principal pergunta que os pacientes fazem é se a realização das Facetas deixa o dente mais fraco, se é resistente e se o dente não vai quebrar.

 

Na realização da Faceta em resina composta, apesar de no seu preparo ter um desgaste prévio para acrescentar o material, o dente não fica muito enfraquecido e quando há a necessidade de algum reforço, coloca-se pino de fibra de vidro. Assim o dente permanece reforçado e apresenta bons resultados em temos de duração e resistência ao longo do tempo com os devidos cuidados.

 

Porém como em qualquer outro dente, devemos ter alguns cuidados para preservar o tratamento realizado, como não abrir embalagens com os dentes, morder objetos, roer unhas, etc. Pois isso pode ajudar a ter fraturas ou danos nas restaurações.

 

Outra dúvida bem frequente nas restaurações em geral é sobre a duração das mesmas. Essa é uma resposta bastante individual, pois a duração dos procedimentos leva muito em consideração os cuidados do paciente, em geral temos uma boa duração dos resultados em pacientes que seguem as recomendações.

 

Qual o tempo de intervalo entre as consultas de limpeza?

Acreditamos que este é o assunto mais particular de todos, pois para respondermos essa pergunta precisamos conhecer bem cada paciente.

 

A capacidade de controlar a formação de placa bacteriana e por consequência o tártaro envolve mais do que o número de escovações diárias. Outros fatores influenciam a manutenção diária da limpeza como: uso de fio dental, tipo de creme dental, maneira de escovar, hábitos alimentares, o tipo de saliva, coordenação motora, compreenção e adesão das instruções, uso de aparelhos e/ou próteses dentárias, presença de doenças sistêmicas, uso de medicamentos controlados entre outros.

 

Vemos que as particularidades são diversas, portanto, após realizarmos as limpezas e orientações necessárias, decidimos com o paciente qual será o intervalo indicado para o seu caso em especial.

 

 

O que causa afta?

Sabemos que não se pode atribuir a uma única causa o surgimento de afta no ambiente bucal, porém sabemos que é uma ulceração do tecido que reveste a mucosa, que uma vez exposta sente dor, gera dificuldade de alimentação e da higiene dos dentes, chegando muitas vezes a manifestar ínguas. Pode aparcer após machucados por alimentos duros, queimaduras e até interferência de assuntos estomacais.

 

Mesmo sem afirmamos a causa, temos tratamento para as aftas, reduzindo desconforto e auxiliando a cicatrização da mesma. Utilizando recursos medicamentosos e de laserterapia.

Creme dental para sensibilidade funciona?

Sim! Temos inúmeros produtos que atuam no controle e resolução desta queixa tão comum que é a sensibilidade dentária, em muitos casos dentinária. 

 

Os pacientes de um modo geral, fazem uso por conta própria dos dentifrícios (cremes dentais) que são comercializados livremente em mercados e farmácias, o que não tem grandes problemas nem risco para a saúde dos dentes e costumam funcionar muito bem.

 

Porém quando fazemos um exame clínico neste paciente, podemos eleger as alternativas mais eficientes para devolver conforto, assim como determinar em muitos casos qual o motivo da sensibilidade, pois muitas vezes este processo está indicando um problema que quando resolvido no início evita tratamentos e danos maiores.

 

Dentro das opções dos produtos que tratam sensiblididade, temos uma extensa varidade nas suas fórmulas, por isso o cirurgiã-dentista tem um importante papel no auxílio desta escolha. Ainda temos outros recursos que otimizam a melhora do desconforto, como soluções de bochecho, verniz específico, laserterapia e restaurações. 

Mostrando 1 - 8. Total de 8 em página(s).

Contato

Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Contato

(48) 99988-0838

Av. Nereu Ramos, 418. Sala 206 - Centro, Sombrio / SC

Redes Sociais

@santacatarina.clinica


Copyright 2023 - Clínica Odontológica Santa Catarina